Translator

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Aviso de excesso!

     De repente uma dor de cabeça do nada. Pensei em vários motivos mas nada se encaixava.  Afinal tinha dormido bem demais, me alimentado como uma rainha, cuidado da postura e evitado café.
     Cinco minutos de reflexão depois percebi que estava com 4 sites abertos, além do Msn, Skipe e Media Player.
    Já li várias matérias que afirmam que excesso de informação serão os causadores dos males dessa década, mas até então achava besteira.
    Se compararmos o número de mensagens que recebemos em tempo real hoje com dois anos atrás, vamos ter uma conta de no mínimo 800% a mais.
     Entre o meu e-mail particular e o do trabalho eu devo receber umas 200 mensagens por dia, e pior é que mais da metade disso exige resposta imediata!
     Os e-mails estão ficando mais importantes que uma visita ou um telefonema.
     Tenho ouvido diariamente coisas como:
     __ Fulano já mandou o e-mail, pra que ligar? Que pessoa chata!

     Hoje é considerado desinformado quem não lê os assuntos tops do Twitter. Só pra constar, o ranking muda a cada 10 minutos, e metade deles são criados por adolescentes.
     Quem não curte Facebook então pode se considerar um ETE.

     Os telejornais que vemos hoje não tem mais aquele repórter que se aventurava no meio de uma guerra pra contar a vida como ela é. Agora são pequenas notícias, com imagens coladas da Internet.
    Para que as notícias cheguem mais rápido ainda, essa imagem copiada da net divide a tela com a legenda resumida em uma linha fixa e várias outras notícias, que irritantemente caminham na linha inferior.
     A legenda da notícia é tão resumida que se você estiver no metro ou em consultório médico sem poder ouvir a narração, poderá entender de forma incorreta.
     Tudo isso vai gerando uma ansiedade. Uma sensação de que para estar apto a viver você precisa ler todos os dias os jornais de todos os países, incluindo o pais de Butão; e para tanto falar no mínimo 4 idiomas; pertencer a todas as redes sociais; ter no mínimo conhecimento sobre os livros, filmes, bandas e clips do momento.
     O melhor é que não basta ler tudo isso, você tem que ter opinião sobre tudo! Não importando se não sabe nada de economia ou política.
      Se você está procurando emprego ou se preparando para o vestibular então, vixe...meus pesames, porque a necessidade de informações triplica.
     Agora inventaram mais uma coisa pra nos encher de informação inútil: os sites de super ofertas.
     Se você se cadastrar (sim eu tenho cadastro) vai receber muitos e-mails com ofertas magnificas de coisas que você não precisa. Masssss corra! Você tem pouco tempo pra comprar a inutilidade!
     Enquanto você lê esse texto, o tempo da oferta ta passando, o arquivo que você esta baixando finalizou, você já deveria ter lido o El País, já deveria ter olhado como está o dólar, visto a fofoca da Fazenda, e atendido a janelinha do MSN..........Ufa!

     Estar informado é fantástico, fazer amigos na rede é fora de série, principalmente pra quem divulga o seu trabalho ou até mesmo para matar o tédio, mas não vamos esquecer que o contato humano é o que mais nos tras conhecimento de mundo, de vida.
     Hoje depois da dor de cabeça, desconectei o computador, fechei o livro do momento, desliguei o Kings of Lion, convidei meu irmão e fui dar uma volta sob o sol da manhã.




      Boa semana com calor mais humano para todos.

"A felicidade é uma estação intermédia entre a carência e o excesso."
Henrik Ibsen


BJS
DANI
    

           
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário